domingo, 10 de junho de 2007

Dicas de Sites !

Recomendo para os estudantes de administração e gestão, visitarem www.portaladm.adm.br , pois lá vão encontrar bastante material para orientar seus estudos acadêmicos nas mais diversas áreas gerenciais.

Vale a pena também consultar www.lcsantos.com.br quando tiverem dúvidas quanto a formatação dos trabalhos acadêmicos, normas da ABNT e metodologia científica.

quinta-feira, 7 de junho de 2007

Vale a pena conferir !

Acessando o link, você pode baixar uma relação contendo os sites de importantes bibliotecas do Brasil e do mundo, com uma breve descrição da área de atuação da Instituição e do tipo de material que você pode acessar ou baixar. Certamente é uma ótima ferramenta para auxiliar na elaboração de trabalhos de graduação. Mas, vale lembrar: nunca esqueça de indicar a fonte de consulta nas referências !


http://www.4shared.com/dir/2826021/7d4be76f/sharing.html

domingo, 3 de junho de 2007

A importância de um curso superior para a formação do cidadão


A necessidade de lidar com tecnologias e informações das mais diversas naturezas, torna o conhecimento técnico-científico, prerrogativa fundamental na atual sociedade. Por sua vez, o acesso a uma formação acadêmica, que outrora era privilégio de poucos, agora se torna imperativo. Assim, cada vez mais democratizado e diversificado, o ensino superior deve cumprir o papel de habilitar os cidadãos para as demandas de um mundo cada vez mais globalizado e competitivo.
Face ao cenário supracitado, as modificações ocorridas na economia, passam a exigir dos sistemas educacionais a reformulação de metodologias, objetivos e metas, tendo em vista os conhecimentos básicos na formação do profissional. Sem atualização permanente das informações, domínio dos conhecimentos, criatividade e capacidade de realização, em seus aspectos individuais e coletivos, este se vê ameaçado no mercado de trabalho.
Portanto, é evidente que a modernização do setor produtivo e o crescente desafio de competitividade que vive a sociedade contemporânea, implicam em impactos sobre os novos perfis e requisitos ocupacionais do trabalhador e também nas relações de trabalho. Assim, o quadro de ordem econômica é cada vez mais exigente em termos de produtividade, qualidade e competitividade; no entanto, tão fundamental é a preocupação ética, e com a justiça social.
A experiência docente permite atestar que o curso superior, torna-se um pré-requisito e não mais um diferencial na sociedade contemporânea. Isto porque, na atual conjuntura, o aluno não somente estuda e sim constrói a sua cidadania. Tal constatação se reflete em sala de aula, quando se nota que além dos “estudantes que trabalham”, há o grupo dos “trabalhadores que estudam” . Pessoas ainda em fase de familiarização com uma profissão, convivendo com outras de vasta experiência prática que voltam a estudar para buscar o respaldo teórico. Essa dualidade de perfis, interagindo num mesmo ambiente, evidencia a importância do curso superior para o cidadão, seja para realização pessoal ou mesmo por imposição do mercado de trabalho.

Currículo Lattes

Para acessar o currículo do Prof. Diogo Gomes na Plataforma Lattes (CNPQ), utilize o link:

http://lattes.cnpq.br/8613343535456091